A Trigonometria consiste num importante estudo relacionado aos princípios Matemáticos. Em razão de sua complexa dinâmica de estudos, envolvendo inúmeras leis trigonométricas, é responsável pelo desinteresse de boa parte dos alunos. E esse desinteresse é agravado por alguns profissionais que não priorizam o ensino dos conteúdos trigonométricos, embutindo em seus planejamentos apenas situações básicas.
Dessa forma, os índices de rejeição ou desistência nos cursos superiores ligados à área de exatas envolvendo a Trigonometria projeta altos dados percentuais.
O aluno que não desenvolveu certa base de estudos sobre esses assuntos, com certeza terá dificuldades extremas no ensino superior. Diante desse fator, a escola, juntamente com o professor de Matemática, precisa criar mecanismos determinantes capazes de reverter esse quadro. O primeiro seria ensinar a trigonometria a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, antecipando os fundamentos básicos sobre seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo e, se possível, no círculo trigonométrico. No Ensino Médio, procurar estabelecer uma sequência de estudos, que, de forma eficaz e segura, renderá aos alunos um excelente entendimento. Estimule os alunos quanto à resolução cotidiana de exercícios, demonstrando a importância da Trigonometria na Engenharia.
Veja os conteúdos relacionados à Trigonometria pertinentes ao 9º ano do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, de forma sequencial: Trigonometria no triângulo retângulo.
Conceitos trigonométricos relacionados ao círculo trigonométrico.
Estudo das funções circulares e construção de gráficos.
Relações trigonométricas, relações fundamentais, relações decorrentes e identidades trigonométricas.
Equações e inequações trigonométricas.
Transformações trigonométricas.
Crie uma lista envolvendo regras, fórmulas e valores de ângulos e distribua aos alunos para que utilizem como fonte de pesquisa imediata na resolução de exercícios. Observe alguns tópicos que poderão ser abordados na lista:
Tabela de razões trigonométricas
Relações Fundamentais
Relações decorrentes das fundamentais
Quem somos nós !
- matematicos da 83321
- Valença, Bahia, Brazil
- Somos alunos da 83321 do IFBA - Campus Valença. Formamos a equipe matematicosda83321, cujo os componentes são : Taline V. Góes Reis, Nandally Gomes, Ellen Paula Meneses, Maria Cecilia Seara, João Pedro Reis. Postaremos notícias, curiosidades, histórias, charges, fotos, tudo relacionado a matemática! E além do mais vocês poderão ver o comentário exclusivo da equipe opinando sobre cada post. Naveguem, Comentem e se divirtam !
Em breve comentaremos sobre a Importância da Trigonometria.
ResponderExcluirATENÇÃO . Ao ínves de postarmos um comentário sobre a importância dos estudos trigonometricos, produzimos uma redação que postamos na nossa área de postagens.
ResponderExcluir