Quem somos nós !

Minha foto
Valença, Bahia, Brazil
Somos alunos da 83321 do IFBA - Campus Valença. Formamos a equipe matematicosda83321, cujo os componentes são : Taline V. Góes Reis, Nandally Gomes, Ellen Paula Meneses, Maria Cecilia Seara, João Pedro Reis. Postaremos notícias, curiosidades, histórias, charges, fotos, tudo relacionado a matemática! E além do mais vocês poderão ver o comentário exclusivo da equipe opinando sobre cada post. Naveguem, Comentem e se divirtam !

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Garotas são tão boas em matemática quanto garotos, diz estudo

No maior estudo já realizado sobre o assunto, as garotas se mostraram à altura dos garotos no aprendizado de matemática em todas as séries escolares, do segundo ano primário à terceira série do ensino médio. A pesquisa foi publicada na revista Science.   pais e professores seguem imaginando que meninos são melhores em matemática, disse a pesquisadora Janet Hyde, da Universidade de Wisconsin-Madison, que liderou o estudo. E as meninas que crescem acreditando nisso acabam evitando as aulas da disciplina.

"Isso mantém meninas e mulheres afastadas de diversas carreiras, particularmente de alto prestígio e lucrativas, em ciência e tecnologia", disse Hyde. O que está mudando, mas devagar.   As mulheres, nos Estados Unidos, já recebem 48% dos bacharelados em matemática, mas ainda estão bem atrás em física e engenharia.   Mas no ensino primário e médio, as meninas já alcançaram os meninos. Os pesquisadores atribuem o fato ao aumento no número de garotas que se matriculam em aulas de matemática avançada, como cálculo.   Janet e colegas observaram as provas de matemática exigidas pela lei educacional Nenhuma Criança Deixada para Trás, que vigora nos EUA desde 2002. Dez Estados americanos forneceram dados estatísticos suficientes para permitir uma revisão das notas por sexo, permitindo a comparação da performance de mais de 7 milhões de crianças.   O trabalho não encontrou diferenças entre as notas de meninos e meninas, nem mesmo no ensino médio. Estudos de 20 anos atrás mostravam talentos iguais no ensino fundamental, mas as meninas se saíam pior a partir do ensino médio.   O estereótipo de que meninos levam mais jeito para matemática foi alimentado, em parte, pela idéia de que diferenças biológicas afetam o estilo de aprendizado das crianças de um e de outro sexo. A questão é polêmica: em 2005, o reitor da Universidade Harvard caiu depois de pôr em dúvida a "aptidão intrínseca" das mulheres para lidar com ciência e matemática avançadas.

8 comentários:

  1. Publicamos essa postagem para mostrar que todos nós, sejamos meninas ou meninos, temos a mesma capacidade de saber matemática. Ou seja não existe desculpa de facilidade ou dificuldade por ser menina ou menino.
    O que realmente existe é que o interesse dos homens é maior por ciências exatas e as mulheres se interessam mais por ciências humanas e outro fator, que foi citado na reportagem, é que as próprias meninas acreditam que são piores em matemática que os menino, devido a esse costume de se dizer que os meninos são melhores nas continhas.

    ResponderExcluir
  2. kkk éssa foi boaa mas me tirem dessa nao sou tao boa em matematica nao viu!mas uma coisa bastante interessante é que meninas e meninos tem as mesmas capacidades.
    jucilene oliveira

    ResponderExcluir
  3. essa postagem prova que todos nos somos iguais independente do conhecimento.
    Postado POR:Ranna Muricy

    ResponderExcluir
  4. eu acho que o que ti faz bom é seu empenho e ajuda.

    ResponderExcluir
  5. legal esse post para acabar com qualquer forma de discriminação, eu penso tbm que o único determinante para o desempenho de cada um é o esforço e empenho em aprender.

    Lindemberg Baião 83321

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que tanto as meninas quanto os meninos pode se sair bem.
    Como disseram: vai do empenho de cada um.

    Ass: Kauana

    ResponderExcluir
  7. A intenção deste post foi o de alertar que as garotas são tão boas quanto os garotos na matemática, e que estão conquistando seu espaço, ainda com dificuldade por causa do tabu de que os meninos são melhores na matemática, o que acaba afetando o aprendizado feminino na matéria.

    ResponderExcluir