Na última avaliação, mais da metade dos alunos do 7º ano teve nota máxima.
Tornar disciplina palpável é uma tendência.
Uma escola estadual de um bairro pobre de Salvador (BA) tem uma fórmula para fazer os alunos do 7º ano do ensino fundamental aprender matemática. Os jogos criados pelo professor Vanildo Silva ajudam a resolver as equações. A multiplicação das boas notas mostra que o trabalho tem dado certo. Na última avaliação, mais da metade dos alunos do 7º ano tirou nota máxima.
“Os meus meninos aqui, e meninas, estão felizes por estarem percebendo que eles estão aprendendo. Isso é o desafio”, afirmou o professor Vanildo Silva.
Extrair a matemática dos livros e torná-la concreta, palpável, é uma tendência não só no ensino básico. Em ambientes como, na Universidade Federal da Bahia, teorias e fórmulas complexas são transformadas em objetos. É a matemática visualizada com maior clareza, manipulada, mais fácil de ser ensinada e aprendida. O laboratório, um dos pioneiros do país, foi criado há 14 anos, mas não para de ganhar novas formas geométricas. Tudo para facilitar o aprendizado.
“Essa curvatura faz com que a bolinha pegue uma velocidade com a gravidade e chegue mais rápido lá embaixo”, disse o estudante Althelis de Jesus.
Fica fácil entender porque as placas de carros no país nunca se repetem. “Só para letras, nós temos 17.500 possibilidades de combiná-las. Já para números, nós temos 10.000 possibilidades. Nós teremos mais de 175 milhões de possibilidades de placas para o país”, afirmou o aluno Paulo Malta.
“O caminho de fazer matemática é um caminho que, às vezes, é árduo. Se pudermos trabalhar com material concreto, com uma metodologia que possa favorecer o processo de construção sempre será bem-vindo”, disse o professor Antonio dos Santos.Fonte : http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/08/escola-de-salvador-usa-jogos-para-ensinar-matematica.html
Matemática é uma disciplina bastante complexa e muitas vezes é difícil compreênde-la, por isso atualmente está sendo muito utilizado outras formas menos monótodas que facilitem a apredizagem e estimulem os alunos.
ResponderExcluirExistem várias notícias relacionadas a isso na internet e está cada vez mais crescente, mas optamos por essa porque está mais próximo de nossa cidade e podemos ver que isso pode dá certo aqui também. E um exemplo disso é o trabalho proposto pelo professor Messias aos alunos do IFBA, o nosso blog e mais vários outros. Os alunos estão muito interessados e estão cada vez pesquisando mais e se interessando mais pela matemática e não é díficil de perceber isso. È só olhar na qualidade dos blogs.
muito esse bom tópico... concerteza a matematica.. é uma disciplina muito importante para nossas vidas
ResponderExcluirIdem alexandre!! mas que da trabalho de se entender dar viu, mas não podemos viver sem ela pois, ela estar em todo lugar! =D
ResponderExcluirEssa postagem foi postada com o intuito de mostrar como uma atividade diferente e dinâmica das que são sempre feitas em sala de aula podem fazer com que haja um bom rendimento no aprendizado de muitos alunos, principalmente em uma disciplina que para muitos é considerada difícil. Isso, como fala na postagem, foi o que aconteceu com os alunos em uma escola de Salvador, onde a maioria dos alunos do 7º ano progrediram, tirando nota máxima na disciplina de matemática devido a uns jogos criados pelo professor Vanildo Silva que ajudam a resolver as equações matemáticas.
ResponderExcluirEssa postagem nos chamou muita atenção, pois é o que está acontecendo com nós alunos devido á essa atividade dinâmica(blog) proposta pelo professor Messias. Afirmamos que aprendemos bastante com pesquisas, estudos, curiosidades, jogos que se relacionam com a matemática.